Políticas Públicas

Cidadãos brasileiros têm direito a opinar sobre as Bases de Dados Abertos do MJSP

A participação social se dá por meio de votação no portal Participa +Brasil

A partir desta segunda-feira (10), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) submete seu inventário de bases de dados à opinião pública. A iniciativa tem o objetivo de priorizar os dados mais relevantes para os cidadãos – produzidos ou acumulados pela Pasta – cujo acesso será aberto, com a finalidade de produzir o novo Plano de Dados Abertos (PDA). 

O PDA é o documento orientador para as ações de implementação e promoção da abertura de dados do órgão, obedecendo aos padrões mínimos de qualidade, de forma a facilitar o entendimento e a reutilização de informações. É nele em que se organiza o planejamento referente à implantação e racionalização dos processos de publicação de dados abertos.

O MJSP foi um dos percussores na abertura de dados para a sociedade e recorre cada vez mais a esse formato de transparência, com o objetivo de facilitar o uso dessas informações pelos cidadãos para livre utilização.

Clique aqui para participar da pesquisa de opinião pública e ajudar a escolher as bases de dados do inventário do MJSP que, na sua opinião, deveriam ser publicadas em formato aberto. 

Em caso de dúvidas, envie e-mail para: transparencia@mj.gov.br  

 

Disponível no site GOV.BR desde o dia 11/10/2022 através do link Cidadãos brasileiros têm direito a opinar sobre as Bases de Dados Abertos do MJSP — Português (Brasil) (www.gov.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *