Prorrogada a Pesquisa Nacional das Guardas Municipais com apoio da SENASP e parceiros
A coleta de dados foi prorrogada até o dia 7 de março de 2025. Avise o seu gestor sobre a importância da participação na pesquisa.
Feita em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a pesquisa tem como objetivo realizar um diagnóstico completo das Guardas Municipais para ajudar na elaboração de políticas públicas.
👩💻 Comandante de Guarda Municipal, o MJSP quer te ouvir! Acesse o questionário em bit.ly/4iYM9a4. O prazo de participação é até 7 de março!
Matéria publicada através do link PRÉ-CADASTRO para recebimento do Formulário de Pesquisa e Base de Dados – Diagnóstico Nacional das Guardas Municipais — Ministério da Justiça e Segurança Pública com extensão da rede social do mjspgov através do link Instagram
As Guardas Municipais desempenham um papel fundamental na segurança pública preventiva e na aproximação com a comunidade. Reconhecendo sua relevância, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), lançou uma ampla pesquisa sobre as Guardas Municipais no Brasil.
A pesquisa tem como objetivo realizar um diagnóstico completo dessas instituições.
Esses e outros dados serão cruciais para compreender a identidade das Guardas Municipais e contribuirão para a criação do Cadastro Nacional das Guardas Municipais.
Impacto e importância do diagnóstico
Os resultados da pesquisa serão fundamentais para o planejamento de políticas públicas voltadas à estruturação das Guardas Municipais e ao fortalecimento de ações de prevenção à violência e criminalidade. Além disso, as informações coletadas irão fomentar estudos e apoiar gestores públicos na formulação de políticas baseadas em evidências.
Como participar
Neste primeiro cadastro serão consultados todos os municípios brasileiros sobre a existência das guardas municipais e quais são os seus gestores e contatos institucionais. Após a realização do referido pré-cadastro no endereço eletrônico [https://forms.gle/VFC5J8ozmmtp1udH7], será enviado um novo link e a senha aos comandantes das Guardas Municipais
A coleta de dados foi prorrogada até o dia 7 de março de 2025.
Mais informações
Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com:
– Prof. Marcelo Durante (Coordenador da Pesquisa – UFV)
– E-mail: marcelo.durante@ufv.br / antonio.miranda@ufv.br
– Telefone: (61) 98500-0891
– Hernany Bueno (SENASP)
– Telefone: (61) 2025-2091
A participação de prefeitos e comandantes das Guardas Municipais é fundamental para o sucesso desta iniciativa. Contribua para a consolidação deste importante diagnóstico!
Fonte extraída do site GOV através do link PRÉ-CADASTRO para recebimento do Formulário de Pesquisa e Base de Dados – Diagnóstico Nacional das Guardas Municipais — Ministério da Justiça e Segurança Pública
Leia mais..
Pesquisa Nacional das Guardas Municipais é lançada com apoio da SENASP e parceiros
STF decide o papel das guardas municipais como força suplementar essencial na segurança pública
Artigo: Municípios e Segurança: quando a justiça social e a esperança são dissipadas