Capacitação e EnsinoPolíticas PúblicasSegurança Pública

Projeto Bolsa-Formação do PRONASCI II 2024 abrirá mais de 63 mil vagas para os agentes de Segurança Pública

Previsão para início das inscrições no Projeto Bolsa-Formação 2024 conforme cronograma do Edital para requerimento e credenciamento do candidato: Dias 12 a 19 de agosto (das 0h até as 23h59min)

Foi lançado, nesta quarta-feira (31), o segundo edital do projeto Bolsa-Formação, com 63.332 vagas para profissionais de segurança pública. A iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) conta com investimento de R$ 57 milhões e estará com as inscrições abertas de 12 a 19 de agosto, por meio do Sistema Nacional de Informações de Segurança Púbica.

As capacitações, ministradas na modalidade de ensino à distância (EaD) e com duração máxima de um mês, são voltadas aos servidores efetivos e ativos das polícias militar, civil e penal, bombeiros militares, peritos criminais e guardas municipais. Ao final dos cursos, os profissionais que tiverem seus pedidos aprovados receberão o pagamento único de R$ 900. Somente poderão se inscrever os profissionais de instituições das unidades federativas que aderiram ao Bolsa-Formação e ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

ABORDAGEM DIVERSIFICADA

A iniciativa é conduzida pelas secretarias Nacional de Segurança Pública (Senasp) e Nacional de Políticas Penais (Senappen). A equipe técnica da Senappen será responsável pela habilitação das inscrições e homologação dos pedidos para os cursos dos policiais penais estaduais e distritais. Já a equipe técnica da Senasp cuidará dos cursos destinados aos policiais militares, civis, bombeiros militares, peritos criminais e guardas municipais.

De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa da Senasp, Michele dos Ramos, a segunda edição do Bolsa-Formação reforça o compromisso do MJSP com a valorização e a capacitação dos profissionais do Sistema Único de Segurança Pública.

“Os cursos cobrem tópicos essenciais para a segurança pública no país e foram desenvolvidos com a colaboração de profissionais de diversos órgãos de segurança pública, acadêmicos e organizações da sociedade civil. Isso garante uma abordagem diversificada e complementar, refletindo uma ampla gama de experiências e perspectivas”, destaca.

CURSOS

Por meio da Escola Virtual.Gov – EV.G/Enap, a Senasp, serão ofertados 5 (cinco) cursos aos Policiais militares, policiais civis, bombeiros militares, integrantes dos órgãos oficiais de perícia criminal dos estados e do Distrito Federal, além de guardas civis municipais:

I – Segurança Pública e Violência contra Mulheres e Meninas: do Enfrentamento ao Protagonismo Feminino na Prevenção e Redução da Violência , 40 horas-aula;

II – O Papel dos Profissionais do Susp na Defesa do Estado Democrático de Direito, 60 horas-aula;

III – Susp e o Enfrentamento da Desigualdade Racial no Brasil, 40 horas-aula;

IV – Os Municípios e a Prevenção da Violência: o Papel da Guarda Municipal, 40 horas-aula; e

V – Tecnologias Aplicadas à Segurança Pública, 50 horas-aula.

Por meio da Rede EaD Espen, a Senappen oferecerá 2 (dois) cursos aos Policiais penais estaduais e distritais:

I – Introdução à Justiça Restaurativa: Fundamentos Básicos para Uma Nova Visão da Justiça (CIJR), 60 horas-aulas; e

II – Força Penal Nacional (CFPN), 40 horas-aula.

– Resultado da Classificação e matrícula no curso escolhido (apenas 1 curso por pessoa): 03/09/2024  (Acompanhe no módulo Sisfor-Pronasci).

– Pagamento da parcela da Bolsa Formação para os aprovados nos Cursos: A partir do dia 05/11/2024.

SISTEMAS

Os cursos oferecidos pela Senasp serão disponibilizados por meio da Escola Virtual.Gov, ambiente de ensino a distância da Escola Nacional de Administração Pública (EV.G/Enap), disponível no sítio eletrônico
https://www.escolavirtual.gov.br/. Pela Senappen, os cursos a distância serão disponibilizados na plataforma da Escola Nacional de Serviços Penais, por meio do seu Ambiente Virtual de Aprendizagem – EaD Espen, disponível no sítio eletrônico https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/login.jsf.

INSCRIÇÃO

Para realização do requerimento de inscrição o candidato deverá acessar o ambiente do Sisfor, por meio de login no endereço eletrônico: https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/login.jsf, preencher os dados solicitados e anexar a documentação exposta no item 2.3 do Edital nº 16/2024 – Bolsa-Formação 2024, no prazo estabelecido no Anexo I do próprio edital.

DÚVIDAS E PROBLEMAS

Dúvidas relacionadas à execução deste Edital deverão ser encaminhadas para o e-mail bolsaformacao@mj.gov.br

CONTAS, PRÉ-CADASTRO E ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

Para acessar o Sinesp Segurança os servidores dos órgãos de Segurança Pública precisam ter uma conta no sistema obtida através do pré-cadastro a ser validada pelo Cadastrador Autorizador da instituição, devendo mantê-la sempre atualizada. Segue tutoriais orientando a obter e atualizar a conta:

 

Matéria extraída de informações do Edital nº 16/2024 – Bolsa-Formação 2024 com complementos de informação da matéria Bolsa-Formação oferta mais de 63 mil vagas para agentes de segurança pública — Ministério da Justiça e Segurança Pública (www.gov.br)

Um comentário sobre “Projeto Bolsa-Formação do PRONASCI II 2024 abrirá mais de 63 mil vagas para os agentes de Segurança Pública

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *