Notícias GCMSegurança Pública

Polícia Municipal: Estudo do IBGE destaca aumento do trabalho preventivo e de apoio comunitário local das Guardas Municipais

O levantamento divulgado pelo IBGE, nesta quinta-feira, 31, referente às Informações Básicas Municipais (MUNIC) de 2023, informa que houve uma ampliação do escopo das atividades desenvolvidas pelas Guardas Civis Municipais em comparação aos resultados de 2019.

De acordo com o estudo, foi observado um aumento no percentual de Municípios em que as GCMs passaram a ter um maior número de atribuições.

As instituições Guardas Municipais ainda se mantêm tendo como principal atribuição a proteção de bens, equipamentos e prédios dos Municípios, o que corresponde a 92,6%. Porém, o patrulhamento de vias públicas passou a figurar como a segunda atividade mais desenvolvida, com percentual de 86,8%, ultrapassando as atividades de segurança em eventos/comemorações e de auxílio à Polícia Militar que, em 2019, estavam à frente nos resultados.

Outro número da pesquisa mostra o crescimento das atividades de auxílio ao público, com percentual de 83,9%, em 2023, assim como aumento das ações educativas junto à população (78,4%) e atendimentos sociais (60,5%).

Todos esses dados apresentados pelo IBGE evidenciam O AUMENTO DO TRABALHO PREVENTIVO E DE APOIO COMUNITÁRIO LOCAL REALIZADO PELAS GUARDAS MUNICIPAIS.

Por esse motivo, os movimentos sociais, associações e sindicatos, em especial a FENAGUARDAS tem lutado para garantir a segurança jurídica necessária aos profissionais GMs e o reconhecimento da categoria como Polícia Municipal. Está claro que a atuação dos guardas municipais tem sido fundamental no cotidiano das cidades brasileiras, como uma ferramenta de proteção, prevenção e atenção à sociedade.

Conteúdo extraído da rede social da FENAGUARDAS através do link https://www.instagram.com/p/DBy943lv2aj/ ?igsh=NmptcW1wYnVuMHR2 com citações dos dados do IBGE através do link Edições | IBGE


Leia mais…

Câmara dos Deputados protocola projeto para transformar Guarda Municipal em Polícia Municipal

STF julga se Guarda Civil Municipal pode realizar patrulhamento preventivo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *