Mais de 111 mil profissionais de segurança pública se matricularam nas formações oferecidas pelo MJSP no 1º trimestre
Aperfeiçoamento dos servidores transforma-se em atendimento mais técnico, ágil e humanizado à população
As formações oferecidas em formato EaD (Ensino à Distância) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) já receberam mais de 111 mil matrículas dos profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) do país neste primeiro trimestre de 2023. O Susp dá arquitetura uniforme ao setor em âmbito nacional e prevê compartilhamento de dados, operações e colaborações nas estruturas federal, estadual e municipal, visando atuação de forma cooperativa, padronizada e harmônica. Portanto, as capacitações são voltadas a agentes de órgãos das três esferas.
A qualificação dos servidores se dá através dos 96 cursos ofertados pela Rede Nacional de Educação a Distância em Segurança Pública, da Diretoria de Ensino e Pesquisa, vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Dep/Senasp).
“A grande adesão aos cursos oferecidos pelo MJSP demonstra a importância do fortalecimento das ações de Ensino e Pesquisa em agendas prioritárias para a segurança pública do país e em temáticas que reforcem a centralidade desses profissionais para a garantia e proteção de direitos, fundamental para a nossa democracia.”, afirma a diretora Michele dos Ramos.
Alinhadas à Política Nacional de Segurança Pública e aos eixos prioritários do Pronasci 2, essas capacitações – que contribuem para o aperfeiçoamento contínuo dos agentes para atendimentos mais ágeis, técnicos e humanizados à população, bem como atualização constante de legislação e tecnologias voltadas à segurança e investigações criminais – serão ampliadas no segundo semestre.
O Pronasci, inclusive, impulsionou a matrícula de agentes, já que prevê bolsa-formação no valor de R$ 900 mensais durante todo o período de realização da qualificação.
Dentre os cursos mais procurados, destacam-se: Crimes Cibernéticos – Noções Básicas; Análise Criminal 1; Condutores de veículos de emergência; Armas de fogo – registro e rastreamento; e Atualização de condutores de veículos de emergência.
Após o ato da matrícula, os alunos têm 60 dias para conclusão do curso na plataforma, e, após a aprovação, recebem certificados.
Os interessados em se matricular em um dos cursos da Rede EaD Senasp devem ter o cadastro atualizado no Sistema de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp) e acessar o Sistema de Gestão Acadêmica da Rede EaD Senasp.
Fonte extraída do site Gov.br através do link Mais de 111 mil profissionais de segurança pública se matricularam nas formações oferecidas pelo MJSP no 1º trimestre — Ministério da Justiça e Segurança Pública (www.gov.br)