Notícias GCMSegurança Pública

Coronel da reserva Humberto Sturaro assume Diretoria de Segurança Urbana e Prevenção à Violência em Salvador

A nomeação do coronel da reserva da Polícia Militar, Humberto Sturaro, para o cargo de Diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência de Salvador, marca um importante reforço na gestão da segurança pública municipal. Vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a Diretoria é responsável por coordenar ações estratégicas da Guarda Civil Municipal (GCM) e ampliar políticas preventivas voltadas à proteção dos cidadãos soteropolitanos.

A nomeação foi oficializada na edição desta quarta-feira (2) do Diário Oficial do Município (DOM). Sturaro substitui Maurício Lima, que encerra um ciclo de quase nove anos à frente da Diretoria, período em que auxiliou em importantes mudanças estruturais e operacionais na GCM, com foco na modernização e fortalecimento junto aos demais servidores efetivos da instituição.

Experiência e trajetória de destaque

Humberto Sturaro traz para o cargo uma bagagem sólida de atuação na segurança pública. Com mais de 30 anos de carreira na Polícia Militar da Bahia, o coronel construiu reputação de liderança, estratégia e comprometimento. Ele entrou para a reserva em 2021, após desempenhar funções de comando em áreas sensíveis da segurança estadual, incluindo operações de grande visibilidade e enfrentamento à criminalidade.

No campo político, Sturaro foi candidato a deputado estadual nas eleições de 2022 pelo Partido Liberal (PL), obtendo expressivos 16.305 votos, embora não tenha sido eleito. Em 2023, passou a integrar a administração municipal como coordenador da Prefeitura-Bairro do Centro Histórico, cargo em que teve atuação próxima das comunidades e das demandas locais, além de ter participado do convívio e acompanhamento dos serviços dos Guardas Civis Municipais in loco.

Reforço estratégico para a segurança da capital

A chegada de um oficial de alta patente e ampla experiência operacional à Diretoria de Segurança Urbana e Prevenção à Violência é vista como um movimento estratégico da Prefeitura de Salvador, especialmente diante dos desafios urbanos relacionados à segurança e à prevenção da violência. A nomeação de Sturaro também reflete a intenção do governo municipal em promover ajustes no segundo escalão, com foco em reforçar áreas sensíveis da administração.

Por meio das redes sociais, Sturaro afirmou que não foi surpreendido pela nomeação e que recebeu a notícia com satisfação.

“Recebi uma ligação do 1º Inspetor-Geral da Guarda Civil Municipal, João Neto, informando da publicação no DOM. É uma missão que recebo com seriedade e compromisso com Salvador”, declarou.

A assessoria da GCM também divulgou nota agradecendo a dedicação de Maurício Lima, destacando o legado deixado por ele na corporação:

“Maurício Lima seguirá desenvolvendo um novo projeto pessoal, deixando um legado de transformação e dedicação na história da Guarda Civil Municipal de Salvador”.

Com a posse de Sturaro, a expectativa é que a GCM avance em medidas integradas de segurança com a implementação do Plano Municipal de Segurança Pública para a cidade de Salvador, com foco em ações preventivas, aproximação comunitária e uso estratégico de tecnologia e inteligência urbana.

Matéria extraída das fontes dos sites Coronel Sturaro é nomeado novo diretor-geral da Guarda Civil de Salvador | Bahia | G1 e Coronel Sturaro é nomeado como novo diretor da Guarda Civil de Salvador – Bahia Notícias, bem como produzido com o suporte do ChatGPT, assistente de inteligência artificial treinado pela OpenAI, utilizado como ferramenta de apoio na organização e redação da pauta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *