Políticas PúblicasSegurança Pública

Projeto aprovado na Câmara dos Deputados facilita repasse de verba federal de segurança pública para municípios

A proposta continua em análise na Câmara dos Deputados

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto que permite aos municípios receber diretamente os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), desde que possuam fundo municipal de segurança pública.

Hoje, os municípios só têm acesso ao Fundo de Segurança Pública por meio de convênios, o que torna a transferência mais burocrática.

O Projeto de Lei 5159/23 foi aprovado com as mudanças sugeridas pelo relator, deputado Zucco (PL-RS).

Uma emenda do relator garante o repasse a todos os municípios, independentemente da população. A redação original do projeto, do deputado Luciano Azevedo (PSD-RS), restringe a transferência aos municípios com 200 mil ou mais habitantes.

“É forçoso reconhecer que nem sempre a quantidade populacional revela o potencial criminal do local”, disse Zucco.

O que é o fundo

Regulado pela Lei 13.756/18, o FNSP disponibiliza recursos federais para diversas ações na área de segurança pública, como compra de equipamentos, capacitação de profissionais da área e criação de serviço de recebimento de denúncias.

A proposta aprovada muda diversos pontos da lei para adequar a norma à inclusão dos municípios entre os beneficiários diretos do fundo.

Próximos passos

O PL 5159/23 será analisado agora, em caráter conclusivo, nas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Reportagem – Janary Júnior / Edição – Natalia Doederlein

Fonte extraída do site Agência Câmara de Notícias através do link Projeto aprovado facilita repasse de verba federal de segurança pública para municípios – Notícias – Portal da Câmara dos Deputados (camara.leg.br)

 

Leia Mais…

Comissão da Câmara dos Deputados aprova divulgação de dados sobre a segurança pública como critério para repasse de verbas


Guardas municipais e acesso a fundos federais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *