Notícias GCM

MJSP lançará Sistema Validador de Dados Estatísticos, que contará com 28 dados relacionados à segurança Pública e Defesa Social

A nova versão da ferramenta vai incorporar dados de feminicídios, estupros, suicídios, desaparecimentos, mortes por agentes do Estado e outros

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Diretoria de Gestão e Integração de Informações, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (DGI/Senasp), realiza nos dias 30 e 31 de maio o primeiro evento da Jornada Nacional de Integração de Dados de Segurança Pública.

Na oportunidade, ocorrerá o lançamento do novo programa Validador de Dados Estatísticos do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), plataforma usada pelos profissionais de segurança pública dos estados para encaminhar dados de segurança pública e defesa social de forma mais eficiente e célere.

A nova versão da ferramenta possibilitará a ampliação do painel de indicadores de segurança pública dos nove atuais para 28 dados, incorporando feminicídios, estupros, suicídios, desaparecimentos, mortes por agentes do Estado e outros. O novo sistema permitirá também que o Sinesp tenha dados nacionais oficiais validados a cada trinta dias, diferentemente dos 90 atuais.

O diretor de Gestão e Integração de Informações da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Felipe Sampaio, destacou:

“Com as inovações, ampliam-se os subsídios para as tomadas de decisões e implementação de políticas públicas, assim como para a produção e para a publicação de estatísticas criminais em âmbito nacional”.

O lançamento do Sistema Validador de Dados Estatísticos acontece dia 30 de maio, às 9h, no auditório Tancredo Neves, no Palácio da Justiça, sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Após o lançamento, o evento segue até o dia seguinte com um treinamento voltado para representantes da área de estatística de órgãos de segurança pública de todas as unidades da federação. Neste segundo momento, os profissionais da área receberão informações sobre as soluções tecnológicas da plataforma Sinesp, treinamento sobre o Sinesp VDE, entre outros assuntos.

Dados Nacionais

A partir da ampliação dos Dados Nacionais de Segurança Pública, o MJSP contará com informações sobre as seguintes categorias: homicídio doloso, roubo seguido de morte (latrocínio), lesão corporal seguida de morte, tentativa de homicídio; feminicídio; morte por intervenção de agente do Estado; morte a esclarecer, sem indício de crime; morte no trânsito ou em decorrência dele; morte de agente do Estado; suicídio; suicídio de agente do Estado; estupro; roubo de veículos; roubo a instituição financeira; roubo de carga; furto de veículos; tráfico de drogas; apreensão de cocaína; apreensão de maconha; apreensão de arma de fogo; pessoa desaparecida; pessoa localizada; mandado de prisão cumprido; atendimento pré-hospitalar; busca e salvamento; combate a incêndios; emissão de alvará de licença; e realização de vistorias.

Sobre a Jornada

A Jornada Nacional de Integração de Dados de Segurança Pública conta com uma programação de eventos, visitas técnicas e ações que ocorrerão no âmbito do MJSP entre os meses de maio e dezembro deste ano, em diversas unidades da federação. O objetivo da Jornada, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, é fortalecer o Sinesp como meio e instrumento para a implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS) e do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), conforme previsto na Lei 13.675/2018.

“O Governo Federal pretende ampliar a utilização de sistemas do Sinesp pelos estados, aumentando o número de adesões e melhorando a qualidade destes dados enviados pelos estados ao Sinesp. Isso contribuirá para a formulação e avaliação de políticas públicas mais eficientes no âmbito da segurança pública de todo o país”, finalizou o diretor Felipe Sampaio.

Fonte extraída do site gov.br através do link MJSP lançará Sistema Validador de Dados Estatísticos, que contará com 28 dados relacionados à segurança Pública e Defesa Social — Ministério da Justiça e Segurança Pública (www.gov.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *