Políticas PúblicasSegurança Pública

MJSP implanta novo sistema que amplia a estatística oficial da Segurança Pública para 28 indicadores

Sinesp VDE disponibilizará números nacionais sobre feminicídio, estupro, pessoas desaparecidas, entre outros. Projeto piloto da ferramenta está ocorrendo no Ceará, Pará, Mato Grosso, Paraná e Minas Gerais.

 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançará no mês de maio o Sinesp Validador de Dados Estatísticos (Sinesp VDE), ferramenta que possibilitará a ampliação do painel de indicadores de criminalidade de nove para 28. O novo sistema permitirá ao Sinesp disponibilizar os dados nacionais oficiais a cada trinta dias, diferente dos 90 dias atuais. Além disso, fornecerá subsídios para as tomadas de decisões e implementação de políticas públicas de forma mais assertiva, tanto para a produção, como para a publicação de estatísticas criminais em âmbito nacional.

O Sinesp VDE está em fase piloto nos estados do Ceará, Pará, Mato Grosso, Paraná e Minas Gerais entre os dias 15 e 31 de março. “Após a conclusão dessa fase de testes os participantes poderão avaliar e sugerir melhorias sobre a usabilidade do sistema, antes do lançamento oficial, com o intuito de aperfeiçoarmos a ferramenta”, destacou o diretor de Gestão e Integração de Informações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (DGI/Senasp), Felipe Sampaio.

A seleção das cinco unidades federativas para a fase piloto do Sinesp VDE foi realizada considerando critérios como a região geográfica, a qualidade dos dados e a pontualidade no envio dos Dados Nacionais de Segurança Pública. O sistema foi apresentado aos gestores de estatística dos respectivos estados, oportunidade em que receberam instruções básicas de utilização da ferramenta. Desde então, os usuários passaram a inserir dados no Sinesp VDE como forma de teste. Ao final da fase piloto, os usuários produzirão relatórios com sugestões de melhorias e boas práticas para utilização do sistema. “A previsão é que o Sinesp VDE tenha lançamento oficial no final do mês de maio, em Brasília/DF, com participação de todos os gestores e suplentes de estatística das unidades federativas”, completou o diretor Felipe Sampaio.

Dados Nacionais

A partir da ampliação dos Dados Nacionais de Segurança Pública, o Ministério da Justiça e Segurança Pública contará com informações sobre as seguintes categorias: homicídio doloso, roubo seguido de morte (latrocínio), lesão corporal seguida de morte, tentativa de homicídio; feminicídio; morte, por intervenção de agente do estado; morte a esclarecer, sem indício de crime; morte no trânsito ou em decorrência dele; morte de agente do Estado; suicídio; suicídio de agente do Estado; estupro; roubo de veículos; roubo a instituição financeira; roubo de carga; furto de veículos; tráfico de drogas; apreensão de cocaína; apreensão de maconha; apreensão de arma de fogo; pessoa desaparecida; pessoa localizada; mandado de prisão cumprido; atendimento pré-hospitalar; busca e salvamento; combate a incêndios; emissão de alvará de licença; e realização de vistorias.

 

Fonte extraída do site rede Sinesp através do link interno MJSP implanta novo sistema que amplia a estatística oficial da Segurança Pública para 28 indicadores – Rede Sinesp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *